segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mada report

Madazinha está melhor mas, não sei porquê, tememos que isto ainda volte tudo para trás. A tosse ainda é muita e hoje já não toma a cortisona que foi, de facto, bombástica na sua recuperação. Já não tem febre nem falta de ar, a não ser quando se põe aos saltos e a falar sem parar - aí fica outra vez aflita. Mas sinto-a ainda frágil e estou com medo que se avarie outra vez. Ontem fez mais uma das suas. Estava a dar os Ídolos, estávamos aqui todos na sala e eis que ela aparece à minha frente com uma fralda nova, que foi tirar do armário: «Põe fáxavore!» Como quem diz: anda, que eu tenho sono e antes que haja azar põe-me lá esta coisa. Só por acaso é que não a pôs sozinha. É o que eu digo. Aos 10 anos põe-se a andar.

34 comentários :

Princesa disse...

As melhoras para a Mada!

Anónimo disse...

A tosse demora um bocado a passar... beijinhos e as melhoras para a Mada.
Cristina

Alex disse...

Ainda bem que a Mada está a recuperar. A tua aflição é igual à minha. Tenho um filho asmático que já fez 4 pneumonias e sei bem o que é tossir sem parar. Cheguei a passar noites com ele sentado ao meu colo porque não conseguia estar deitado. Hoje está melhor, mais forte e mais crescido. À Madazinha desejo-lhe rápidas melhoras. Um beijinho de outra mãe.

IsabelCunha disse...

Vai melhorar num instante, vais ver! beijos

Maria Pitufa disse...

A Mada é um espectáculo!! As rápidas melhoras!!

Anónimo disse...

Fale ao pediatra da Mada no SINGULAIR, são umas carteirinhas com um pó que parece açucar que se toma todos os dias ( o meu filho que tem mais ou menos a idade da Mada) estava sempre nisso e o SINGULAIR tem ajudado e muito. Fale com o/a pediatra e veja qual a opinião pode ser que ajude de futuro.

Anónimo disse...

Não entendo esta mania dos pais deixarem os filhos com fraldas até tão tarde, ainda que seja só de noite. As melhoras da menina.

Rainha disse...

Espero que agora seja sempre a melhorar.

Daniela disse...

Anónimo das 11:17...Até tão tarde?!! Que eu saiba, a Madalena ainda não tem 3 anos! Conheço crianças com quase 3 anos que ainda nem de dia tiraram a fralda...Nem todas as crianças têm o mesmo ritmo...
Sónia, as melhoras da pequenina:)
Beijinhos

SMS disse...

E eu não entendo a mania que alguns pais têm de apressar o crescimento das crianças. A minha filha nem 3 anos tem e acorda todas as manhãs com a fralda a pesar 1 kg. Para quê chateá-la quando claramente ainda não está pronta para aguentar a noite toda? Aaaahhhh, a sorte que os meus filhos têm de viverem com pais que os deixam crescer ao seu ritmo!!!!

cristina disse...

Ela é o máximo!:)

Kiki disse...

Bom dia Cocó, desculpa estar aqui a mandar bitaites (as pessoas têm a mania que são médicas!) mas pelo que explicas de ela ficar com mais tosse e falta de ar quando se excita mais, parece ser asma. Eu e os meus filhos temos e por isso é que tomei a liberdade de falar. A minha filha tem 3 anos e o meu filho tem 1 ano e ambos tomam diariamente Singulair. O Vicente ainda faz também a bomba Seretaide duas vezes por dia. Desde que tomam estes remédios ficaram mil vezes melhor! E as crises quase desapareceram. Se calhar devias ir ver um alergologista.
Beijinho e as melhoras dela! :)

Anónimo disse...

E eu não entendo a mania que certas pessoas têm de dar palpites sobre os filhos dos outros. Cármen

Anónimo disse...

As melhoras da Madazinha:-)

Ana Cid

A Produtora de Paparoca disse...

Boas melhoras para a Mada! São idades giras, para mais tarde recordar.
:)***

Verinha disse...

Olá...

Espero que q pequena Madá melhore rápido.. mas isso demora a passar!!

A minha filha tem agora 4 anos e aos 3 meses teve bronquiolite e o ano passado teve uma bronquite aguda associada a uma laringite... além disso tb tem rinite alérgica e todas as noites tem de tomar o xarope e o Nasomet...Ela deixou as fraldas já tinha 2 anos e meio.. por isso n acho nada estranho a Madá ainda usar pelo menos para dormir...

Beijinhos e as melhoras para a tua menina!

Carla disse...

Deve ser normal essa tosse o corpo leva o seu tempo a recompor-se das viroses que por ai andam e segundo o meu médico este ano foram fortes. Ela vai ficar boa a seu tempo e as preocupações da Sónia são normais. Quanto ao uso da fralda o anónimo secalhar gostaria que as mamãs tivessem de andar toda a noite a mudar os lençois e pior ainda deixar a criança na humidade do xixi, valha-nos deus a paciencia para esta gente. E aos 3 4 anos é muito normal ainda dormirem de fralda. Continuação de melhoras para a Mada.

Anónimo disse...

Anonimo das 11.17 "mania dos pais deixarem os filhos com fraldas até tão tarde" - tarde ainda nem com tres anos? Diga-nos lá qual a sua "brilhante" teoria para tirar fraldas com tanta pressa... quando nem a educadora do meu filho tem pressa e tem o trabalho de lhe mudar a fralda! Ou sera daquelas que não dá leite à noite, para que as crianças não façam chichi!!!
Concordo em absoluto com a SMS e com a mania dos palpites nos filhos dos outros e de os quererem ver a crescer depressa...
Então e as crianças com chupeta aos 5 e 6 anos também tira de um dia para o outro (e os meus nem nunca tiveram chupeta!)
Quanto à Mada que é quem mais interessa, as melhoras. Dado os antecedentes familiares não lhe fazia mal ir a um alergologista/pneumologista, apesar dos resultados ainda puderem ser inconclusivos!
MariaL

Risota disse...

Sónia,
Fiquei de coração apertado ao ler o post que escreveu enquanto esperava por notícias.
Sei bem o que isso é porque o meu pequenote também nos prega partidas dessas. Felizmente não tão graves mas que nos fazem sentir pequeninos e impotentes.
E lá em casa também se dá Singulair e Celestone!
Gosto sempre de ver gente a dar palpites sobre assuntos como os das fraldas. E sobretudo quando o fazem a uma mãe com pouca experiência, como a Sónia! Lá para o 6º filho já conseguirá certamente retirar as fraldas aos 8 meses! Podemos sempre dizer que "vozes de burro não chegam ao céu", certo? Haja paciência!
As melhoras da Mada :)

Anónimo disse...

Mamãs não fiquem nervosas é só uma opinião sobre fraldas, não é sobre os vossos filhos. Usar fraldas até aos 3 anos, é desleixo e não da criança com certeza. Os filhos são vossos o dinheiro também. Podem atirar o dinheiro para lixo com as fraldas. Na boa.

Jo disse...

Tão fofinha :) As melhoras para ela!

Simplesmente Ana disse...

A minha filha tem 2 anos e 5 meses e usa fralda o dia todo. E esta, sr. Anónimo? E sim, não se choque, já fiz tentativas.

Enfim... as nelhoras da Madalena.

Tanita disse...

Espero que recupere rapidamente. Coração de mãe sofre e o teu? a triplicar, ai.

Anónimo disse...

O meu filho mais novo faz 4 anos em Maio e só lhe tirei a fralda noturna em Março!!!! Shame on me!!! Ah e ponho-o sempre a fazer xixi por volta da 1 da manhã!!!! Shame on me again!!!! Cambada de professoras doutoras pá!
Cristina

ElsaTS disse...

Sobre as fraldas eu tenho a mesma opinião que sobre outras coisas: eles é que sabem. A minha filha tinha 32 meses (quase 3 anos!) e ainda usava fraldas de dia e de noite. Eu nunca me dei ao trabalho de andar a fazer grandes tentativas e a limpar chichis e o resto do chão e da cama. Um dia ela disse-me assim: «Mamã, quero fazer chichi no bacio.» Nesse dia tirei-lhe a frada de dia, passado 2 ou 3 dias saiu a da noite, nunca apanhei um chichi do chão e contam-se pelos dedos das mãos as vezes que tive de lhe mudar a cama por estar molhada. Mas porque é que uma pessoa há de andar a forçar coisas que são evoluções naturais?

Quanto às tosses, pois de certeza que a Sónia já está informada sobre estas coisas todas, mas a minha também teve de tomar Singulair durante os meses de inverno durante dois anos. Ela não tinha alta de ar, apenas tosse, mas desde que começou a fazer esse tratamento (e Seretaide nas crises) melhorou da noite para o dia. Este ano já não tomou e tem estado fina :-)
As melhoras da piolhita!

Carla disse...

Desleixos tristes são os comentários do anónimo! Cada criança tem o seu ritmo, mas para além disso de noite é muito mais complicado retirar a fralda, visto que estão a dormir. Daí que há crianças que só largam as fraldas de noite muito mais tarde. A s melhoras para a menina:)Beijinhos

Carla disse...

Desleixos tristes são os comentários do anónimo! Cada criança tem o seu ritmo, mas para além disso de noite é muito mais complicado retirar a fralda, visto que estão a dormir. Daí que há crianças que só largam as fraldas de noite muito mais tarde. A s melhoras para a menina:)Beijinhos

Anónimo disse...

Cá em casa também se usa o Santo Singulair! Desde que fazem isso as crises asmáticas são muito menos intensas e frequentes. E eles fazem uma vida normal, com desporto e tudo.

Ana disse...

As fraldas descartáveis são más para o ambiente. E quem tem filhos são vocês, não eu; ao menos pensem no ambientes que lhes querem deixar e tentem, pela razão da independência e do ambiente, tirar-lhes as fraldas mais cedo e não falarem de cátedra a dizer que o que é bom é andarem de fralda até à 1ª classe e bláblá do ritmo. O ritmo é uma treta quando se fala em humanos, não estamos a falar de animais; os ritmos são, muitas das vezes, progressivamente impostos.

Mais uma vez, não se amofinem quando lerem algo discordante; argumentem sem rodar a baiana. Isso é que era bonito!

SMS disse...

Eu não rodei a baiana. Mas continuo na minha: gosto que os meus filhos possam crescer devagar. E o pediatra concorda inteiramente. E, sim, a filha é minha. E eu acho que ela tem uma sorte do caraças em ser minha filha e não sua. Isto não é rodar a baiana. É só o que eu acho.

Susana A. disse...

Não sou mãe e não sou psicóloga, mas os poucos conhecimentos de psicologia que tenho dizem-me que não se deve apressar esta fase do "deixar as fraldas", porque pressionar muito as crianças nesse sentido quando elas ainda não estão preparadas para isso pode levá-las a desenvolver neuroses e ansiedade enquanto adultas. Tudo a seu tempo. Todavia, visto assim ao longe, parece-me que o facto de a Mada já ter essa capacidade de ir buscar as fraldas e pedir para as trocarem mostra que está preparada para começar essa transição.

Anónimo disse...

Há crianças que gostam de crescer mais rápido e outras que são bebés até um pouco mais tarde. Não vejo nenhum problema nisso, toda a gente tem ritmos diferentes para tudo. Devo supor que esses anónimos, quando tiverem filhos, os vão pôr desde o nascimento a usar o bacio, não?
Além disso a Mada já é a terceira bebé na família, por isso a sónia deve saber bem como tratar os seus filhos, falta de experiência não tem

Anónimo disse...

As melhoras para a Mada!
Quanto á questão das fraldas para o anonimo e para a Ana - quando tiverem filhos venham cá contar, que depois conversamos!
Até a educadora do meu filho (para além do pediatra, e eu sou mãe de segunda viagem) diz para não termos pressa, e tem de ter o trabalho de lhe mudar a fralda...
Então e qual a receita milagrosa?
Essa de deitar dinheiro para o lixo e do ambiente e bla bla bla - se me dizer como proibo as pessoas de andarem na rua a fumar, mesmo quando passam ao lado de crianças (e isto porque só o simples fumo agrava a rinite alergica da minha filha mais velha!) também agradecia! e também é dinheiro queimado, ou não!
Beijinhos
MariaL

Cat disse...

Pois que eu sou mãe e tirei Psicologia... e a minha humilde opinião é que antes de terem controlo pleno sobre os restantes músculos não se deve forçar o controlo dos esfíncteres. São muitas aquisições e devem ser feitas de forma tranquila e ao ritmo individual... também não se força uma criança a gatinhar ou a andar apenas porque achamos que esta na hora... dá-se-lhes condições para adquirirem essas competências por si e ao seu ritmo.
Talvez seja o ritmo frenético a que a sociedade se está a obrigar que está a trazer tantos problemas educacionais, de valores, etc...
A minha do meio largou a fralda cedo porque quis... porque via o irmão e quis imitar e estava preparada... mas de noite mantive a fralda até mais tarde, mesmo sem ela querer, por vezes pondo-a com ela já a dormir, para evitar desconfortos. E só a tirei de vez quando ela deixou de fazer de noite de forma contínua.